quinta-feira, 10 de março de 2011

"O Valor de Uma Imaginação Santificada"



Como todas as outras faculdades que nos pertencem, a imaginação pode ser bênção ou maldição, dependendo inteiramente de como é utilizada e da medida em que é bem disciplinada.

Todos têm em algum grau capacidade para imaginar. Este dom nos habilita a ver sentido nos objetos materiais, a observar semelhanças entre coisas que à primeira vista parecem tão diferentes entre si. Permite-nos saber coisas que os sentidos jamais poderiam dizer-nos, pois com ela somos capazes de ver, através das impressões sensoriais, a realidade que está por trás das coisas.

Todo avanço feito pela humanidade em qualquer campo começou com uma idéia à qual nada correspondia na ocasião. A mente do inventor simplesmente pegava fragmentos de idéias conhecidas e com eles fazia alguma coisa que, não só era totalmente desconhecida, mas também inexistia completamente na época. Assim, "criamos" coisas e, ao fazê-lo, provamos que fomos feitos à imagem do Criador. O fato de que muitas vezes o homem decaído emprega os seus poderes criadores a serviço do mal, não invalida o nosso argumento. Qualquer talento pode ser usado para o mal como para o bem, mas, não obstante, todo talento provém de Deus. Algumas pessoas que erroneamente confundem a palavra "imaginativo" com a palavra "imaginário", talvez neguem que a imaginação é de grande valor no serviço de Deus.

O Evangelho de Jesus Cristo não negocia com coisas imaginárias. O livro mais realista do mundo é a Bíblia. Deus é real, os homens são reais, e, real é o pecado, bem como a morte e o inferno para onde o pecado leva inevitavelmente. A presença de Deus não e imaginária, e a oração não é a indulgência de uma deleitável fantasia. Os objetos que absorvem a atenção do homem que ora, conquanto imateriais, são, contudo completamente reais; mais certamente reais, afinal se haverá de convir, do que qualquer objeto terreno.

O valor da imaginação purificada na esfera da religião está em seu poder de perceber nas coisas naturais sombras de coisas espirituais. Ela capacita o homem reverente a "Ver o mundo num grão de areia e a eternidade numa hora".

A fraqueza do fariseu do passado era sua falta de imaginação, ou, o que dá na mesma, sua recusa em permitir-lhe entrar no campo da religião. Via o texto com a sua definição teológica guardada com cuidado, e não via nada, além disso.

"Uma prímula à margem do rio era para ele uma prímula amarela, e nada mais." (Prímula: planta ornamental e medicinal da família das primuláceas)

Quando Cristo veio com a Sua esplendente penetração espiritual e com Sua fina sensibilidade moral, parecia ao fariseu um devoto de outra espécie de religião, o que Ele realmente era, se o mundo o tivesse tão-somente compreendido. Ele podia ver a alma do texto, enquanto que o fariseu só podia ver o corpo, e podia provar sempre que Cristo estava errado apelando para a letra da lei ou para uma interpretação consagrada pela tradição. O abismo que os separava era grande demais para permitir que coexistissem. Assim, o fariseu, que estava em condições de fazê-lo, entregou o jovem Vidente à morte. Tem sido sempre assim, e creio que assim será sempre, até que a terra se encha do conhecimento do Senhor como as águas cobrem o mar.

A imaginação, visto que é uma faculdade da mente natural, necessariamente tem de sofrer por suas limitações intrínsecas e por uma inerente inclinação para o mal. Embora a palavra, como se acha na Versão do Rei Tiago (King James Bible), normalmente não signifique imaginação, mas simplesmente raciocínio de homens cheios de pecado; não escrevo com o fim de desculpar a imaginação não santificada. Bem sei que dela como de uma fonte poluída, jorraram correntes de idéias malignas que através dos anos têm levado os homens a um comportamento desordenado e destrutivo.

Contudo, uma imaginação purificada e dirigida pelo Espírito é coisa completamente diversa, e é o que tenho em mente aqui. Anseio por ver a imaginação liberta de sua prisão e recebendo o lugar que por direito lhe cabe entre os filhos da nova criação. O que estou tentando descrever aqui é o sagrado dom de ver, a capacidade de olhar além do véu e contemplar com maravilhado espanto as belezas e os mistérios das realidades santas e eternas.

A pesada mente presa à terra não dá crédito ao cristianismo. Permitindo-se-lhe dominar a igreja bastante tempo, ela o forçará a tomar uma destas duas direções: ou a do liberalismo, no qual achará alívio numa falsa liberdade; ou a do mundo, onde achará prazer desfrutável, mas fatal.

Mas pergunto se tudo isso não está incluído nas palavras do nosso Senhor, registradas no Evangelho Segundo João: "Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará cousas que hão de vir. Ele me glorificará porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar" (16:13, 14).

Possuir mente habilitada pelo Espírito é privilégio do cristão, sob a graça, e isto abrange tudo quanto venho tentando dizer aqui.

Fazendores da Historia

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O Meu AMOR ...



Nada nos pode separar do amor de Deus. A Bíblia diz em Romanos 8:38-39 “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”
O amor de Deus é um amor de sacrifício.
A Bíblia diz em João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
O amor de Deus dura para sempre.
A Bíblia diz em Salmos 136:1 “Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre.”
Como a Bíblia descreve o amor? A Bíblia diz em 1 Coríntios 13:4-7 “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”
A Bíblia diz que devemos amar-nos uns aos outros.
A Bíblia diz em 1 João 2:7-8 “Amados, não vos escrevo mandamento novo, mas um mandamento antigo, que tendes desde o princípio. Este mandamento antigo é a palavra que ouvistes. Contudo é um novo mandamento que vos escrevo, de vos ameis uns aos outros, o qual é verdadeiro nele e em vós; porque as trevas vão passando, e já brilha a verdadeira luz.
O amor não é só para amigos.
A Bíblia diz em Mateus 5:43, 44 “Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem.”
O amor é o resumo da lei de Deus.
A Bíblia diz em Mateus 22:37-40 “Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”
Podemos mostrar o nosso amor a Deus guardando os Seus mandamentos.
A Bíblia diz em 1 João 5:3 “Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos.”
Não deixe que o seu amor por Deus se enfraqueça.
A Bíblia diz em Apocalipse 2:4-5 “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres.”


O amor do nosso Deus:
1. Não é influenciado - O amor de Deus é livre, espontâneo.
2. É eterno - Por Deus ser um Ser eterno, Seu amor também é eterno. Isso nos conforta,pois não tendo começo, não terá fim.
3. É soberano - Por Deus ser um Ser soberano seu amor também o é. Na verdade Deus não tem obrigação para com ninguém.
4. É infinito - Deus é infinito na sua natureza e só pode refletir tal atributo em suas outras qualidades. As Escrituras Sagradas, dadas pela inspiração, têm dificuldade, pela limitação da linguagem por escrito, ao expressar todo o amor de Deus. É necessário fé para que se possa conhecer Deus, pois, as suas qualidades são superiores ao entendimento finito do homem.
5. É imutável - Por Deus ser imutável; seus atributos também o são. O exemplo da imutabilidade do seu amor é visto por nada poder separá-LO dos seus amados.
6. É Santo - Deus é Santo na sua pessoa, em todas as suas obras e por necessidade isso inclui o seu amor. O amor de Deus não é subordinado à paixão ou qualquer outro sentimento, mas pela Santidade. A Bíblia diz primeiramente que Deus é Luz e após diz que Deus também é amor. A santidade é quem faz o amor de Deus temível. Por sua Santidade o crente é corrigido e o ímpio é castigado.
7. É gracioso - O amor pede uma expressão, e, a sua expressão é favor ou graça. Essa expressão da graça vê-se quando entendemos o alvo do amor e o resultado de tal amor. A maior expressão do amor de Deus é Cristo. Por ter dado Cristo sabemos que Ele não deixará faltar algo para os Seus.

Autor:
O Amor De Deus publicado 01/05/2008 por João Placoná

domingo, 23 de janeiro de 2011




Foi desde o ventre Que Ele te chamou pelo teu nome
Como se fosse uma sinfonia . Assim você ouvia a voz de Deus .

Nem bem formado , O espírito de Deus já te envolvia
Ele te moldava noite e dia , Você nem era alguém mas Ele te amou .

Se estiver passando por momentos difíceis ,
Grita por teu Deus de onde estás
Se estiver Perdido pelos vales , pisando em espinhos
Ele te achará .
Tente se lembrar , daquele dia , Daquela voz no ventre ,
que outra vez estava Dizendo pra você :
“ Eu nunca te esqueci , Sempre te amarei ”

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Psiu você tem um Chamado !



Acabamos de adentrar no ANO DO PROPÓSITO e é fato que todos nós temos o dever como cristãos de clamar a Deus pela revelação do plano Dele para nossas vidas, ou seja, o propósito maravilhoso que Ele preparou para nos dar. Ser chamado significa ser convocado, quando o Senhor Jesus nos convoca Ele coloca um propósito nesse chamado, propósito significa projeto, e para que esse projeto se realize Ele nos dá um alvo, nos instrui e revela estratégias para que sua vontade seja feita.
Sabemos que Deus tem planos, projetos e propósitos para vida de cada um de seus filhos, e o propósito do irmão da direita não vai ser igual ao do irmão da esquerda, porém, todos deverão se envolver em unidade e dar o melhor de si em prol de dizer sim ao chamado de Jesus.

“ O mais importante de todos os chamados é o chamado de pregar o evangelho de Jesus Cristo”.

Aleluia! Todos nós temos esse privilégio de falar do amor de Jesus!

Estamos em um tempo de pleno avivamento. Um estudo feito por uma grande revista Brasileira diz que: “se o crescimento da população evangélica continuar crescendo da forma que está, em 2020 o povo evangélico será maioria em nossa nação”. O Senhor não brincou quando disse em Mateus 9:38“ Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara. “
Infelizmente existem pessoas de pouca Fé que não crêem no poder de Deus para capacitá-los no que se refere ao Seu propósito. Geralmente ouvimos dessas pessoas algo como: “Não sei pregar”, “Sou muito tímido”, “Eu não consigo”, Etc...
Servimos a um Deus que é poderoso e especialista em capacitar os descapacitados !
Todos nós temos um chamado incomum!
Os primeiros 11 capítulos de Romanos são sobre a bondade de DEUS para com as pessoas não merecedoras. Então Paulo diz em Romanos 12 que por causa de tanta compaixão, somos CHAMADOS para:

1 – Apresentar a Ele nossos corpos em sacrifício vivo;

2 – Não sermos conformados com este mundo;

3 – Renovar nosso entendimento pela palavra de DEUS.

Jovens que o Chamado do Senhor esteja entronizado nas vossas almas. Sejam sensíveis ao Espírito Santo e Ele vos guiará e capacitará para o centro da vontade de DEUS até a consumação dos séculos !

Um Chamado Quatro Por Um

Eu não vou parar, a estrada é muito longa vou continuar.
Mesmo em meio às lutas, eu não estou só e te sinto aqui.

A vida é mesmo assim, tantas aflições eu tenho que enfrentar
Mas o Senhor está sempre a me proteger te sinto aqui
Quando o vento sopra contra mim
Os problemas tentam me abater
Eu me lembro, o grande Eu Sou me enviou.

Eu tenho um chamado jamais vou me calar
Eu tenho um chamado o evangelho anunciar
Eu fui escolhido no ventre da minha mãe
Eu sei que Deus não abre mão de mim não.
Há muito pra fazer não há mais tempo pra olhar pra trás ...

domingo, 9 de janeiro de 2011

The Lord the one who leads and who loves without limits !



Ó Deus, declara que eu estou inocente e defende a minha causa
contra essa gente que não te adora !
Livra-me das pessoas traiçõeiras
e perversas .
Tu, ó Deus, és o meu protetor
por que me abandonaste ?
Por que eu tenho de viver sofrendo
perseguidos pelos meus inimigos ?
Manda a tua luz e a tua verdade
para que elas ensinem o caminho
e me levem de volta a Sião,
o teu monte santo ,
e ao teu Templo, onde vives .
Então eu irei até o teu altar, ó Deus,
pois tu és a fonte da minha felicidade
Tocarei a minha lira
e cantare louvores a ti
ó Deus, meu Deus !
Por que estou tão triste ?
Por que eu estou tão aflito ?
Eu porei a minha esperança em Deus
e ainda o louvarei .
Ele é o meu Salvador e o Meu Deus !

Salmos 43:1-5